Em carta endereçada ao presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Luís Gordon, anunciou que o banco vai ampliar o seu apoio à inovação nas regiões Norte e Nordeste. Para isso, aprovou em maio deste ano a redução de R$ 20 milhões para R$ 10 milhões no limite mínimo de financiamento em operações diretas no âmbito do Programa BNDES Mais Inovação, para empresas das duas regiões.

O Plano Mais Inovação, operado pelo BNDES, faz parte do Plano Mais Produção, braço de financiamento do Nova Indústria Brasil, que tem a inovação como um pilar fundamental da neoindustrialização brasileira. Desde que foi lançado, em setembro do ano passado, o Mais Inovação já aprovou financiamentos no valor de R$ 53 bilhões em 270 operações. Seu objetivo é apoiar a implantação de investimentos e projetos voltados para inovação e digitalização, operando financiamentos com custo financeiro pela Taxa Referencial (TR), conforme aprovado pela lei nº 14.592 de 30 de maio de 2023.

Os projetos aprovados contemplam diferentes segmentos da indústria, como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e plantas pioneiras, alinhados às missões da Nova Política Industrial brasileira. Entre eles, estão iniciativas de empresas de diferentes setores de alta tecnologia, como semicondutores, telecomunicações, saúde, mobilidade, biocombustíveis, equipamentos e motores elétricos.

Mais informações no link: https://bit.ly/programa_bnds

Informações repassadas pelo BNDES.

Last modified: 17/09/2024