Até o final do ano, empresas paraenses de micro, pequeno e médio portes do setor industrial poderão se inscrever no programa Novo Brasil Mais Produtivo. De iniciativa do Governo Federal e executado no estado pelo SENAI, o Programa visa otimizar processos, aumentar a produtividade e promover a transformação digital nas empresas.

A expectativa é chegar a um total de 96 empresas atendidas, apenas no Pará, até o final de 2024. O programa prevê destinar, nos próximos quatro anos, R$ 2 bilhões para investir na melhoria da produtividade das micro, pequenas e médias (MPME) empresas nacionais.

Lançado em novembro do ano passado, o programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em uma parceria inédita entre o SENAI, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Na indústria, a retomada do Programa Brasil Mais Produtivo está associada ao movimento da neoindustrialização, proposto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo MDIC. O objetivo é trabalhar para assegurar a retomada do processo de modernização e evolução da indústria, enfatizando inovação, compromisso ambiental e integração com cadeias produtivas internacionais.

As empresas interessadas em participar dessa jornada de transformação digital poderão participar do novo Brasil Mais Produtivo por meio do site do MDIC (https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/), onde serão direcionadas para as modalidades do programa.

Last modified: 08/05/2024