Entre os dias 6 e 8 de novembro, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, realizou uma série de fóruns em cidades estratégicas do Estado, como Itaituba, Canaã dos Carajás e Altamira. Os eventos reuniram empresários, autoridades e profissionais para debater desenvolvimento sustentável, inovação, geração de empregos e competitividade industrial, com destaque para as oportunidades criadas pela proximidade da COP 30.

Em Itaituba, o fórum “Fortalecendo o Mercado Industrial na Amazônia” discutiu eficiência operacional, sustentabilidade e marketing digital, destacando soluções práticas para o fortalecimento do setor. Em parceria com instituições como Brazauro Recursos Minerais, da Associação Empresarial, Comercial e Industrial de Itaituba (ACEII) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento integrou a Jornada COP+, iniciativa da FIEPA voltada para transformar o mercado local por meio de uma nova agenda econômica, social e ambiental, e apresentou iniciativas para capacitação profissional e integração de empresários locais às cadeias produtivas. Paulo Loch, consultor de negócios da Redes FIEPA em Itaituba, destacou a importância do evento para que os empresários consigam vencer desafios e aproveitar as oportunidades que devem surgir com a COP 30. “O desenvolvimento industrial traz desafios e grandes oportunidades para toda a Amazônia. Com a proximidade da COP 30, é fundamental que os empresários estejam preparados para aproveitar essas oportunidades. O fórum mostrou soluções práticas para melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade, gerando empregos e qualidade de vida”, afirmou o consultor da FIEPA Redes.

Já em Canaã dos Carajás, o “Fórum da Mineração – Desenvolvimento e Sustentabilidade” reuniu mais de 400 participantes durante a FENECAN, destacando o papel do setor mineral no fortalecimento da economia local. Três painéis temáticos abordaram compras locais, empregabilidade e responsabilidade social, com a participação de empresas como Vale, Oz Minerals e ERO Brasil Tucumã. “Para nós, da Oz Minerals, é essencial participar destes eventos, pois são uma oportunidade de compartilhar experiências e apresentar as oportunidades que nossos projetos de mineração trazem para a região. Estamos comprometidos com o desenvolvimento local e buscamos gerar impactos positivos para a comunidade em que atuamos. Vemos o evento como uma chance de fortalecer parcerias, identificar novos talentos e consolidar fornecedores locais, colaborando para o sucesso sustentável das nossas operações”, afirmou Bianca Cabral, coordenadora de Licenciamento Ambiental de Projetos da Oz Minerals.

Fechando a programação, Altamira sediou o “1º Fórum de Oportunidades do Xingu: Fortalecendo o Mercado Industrial na Amazônia”, em parceria com a Norte Energia e Belo Sun. O evento abordou temas como empregabilidade, responsabilidade social e capacitação, além de apresentar aos empresários os benefícios de integrar a Plataforma +Negócios e atender às demandas das indústrias locais.

Esses encontros reforçam o compromisso do Sistema FIEPA com o fortalecimento da indústria paraense, promovendo integração entre atores regionais e preparando o mercado para as oportunidades futuras.

“O objetivo dos encontros foi estabelecer um espaço de diálogo colaborativo e transparente para tratar os desafios do setor industrial. Uma oportunidade para estreitar o relacionamento entre a indústria e a comunidade desses municípios e alinhar ações de desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo as compras locais, aprimorando as indústrias e dinamizando o mercado de trabalho, rumo a um futuro sustentável”, explicou Marcel Souza, gestor da FIEPA Redes.

Last modified: 23/12/2024